Pelo menos 13 pessoas foram presas e um menor apreendido durante uma megaoperação da Polícia Militar (PM) realizada nesta quinta-feira (3) em 22 cidades mineiras, dentre elas Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano, na Grande BH.
De acordo com o major Wilmar Ferreira da Silva, assessor de comunicação da 3ª Região da PM, além das prisões, foram cumpridos 50 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 22 de prisão.
Foram apreendidos uma escopeta calibre 12, uma pistola 9mm, dois revólveres calibre 38, uma espingarda e 35 munições, além de 909 pedras de crack, sete tabletes e 15 buchas de maconha, vários celulares, computadores, capacetes, toucas, R$ 1.677 em dinheiro e R$ 680 em cheque.
Durante a ação batizada de Operação Romanos XIII, que contou com 320 militares e 80 viaturas, casas e apartamentos de suspeitos de homicídios, assaltos, latrocínios e tráfico de drogas foram vistoriados. Nas entradas das cidades também foram montadas blitze. Seis motos e um carro foram rebocados por irregularidades.
Até às 19 horas desta quinta-feira a corporação ainda não tinha informações detalhadas sobre as prisões realizadas e um balanço geral da operação que começou às 7h e terminará às 20h. Entre os presos há traficantes e ladrões.
A operação, conforme o major, ocorre trimestralmente desde 2012 e tem o objetivo de reduzir o índice de crimes e roubos no Estado. “Com a presença da polícia nas ruas, haverá uma redução no número de roubos e mortes”, garante.