Menos de uma semana depois da instalação, luneta é quebrada na rua Sapucaí

Simon Nascimento*
11/12/2018 às 12:01.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:30

(Simon Nascimento / Hoje em Dia)

Cinco dias após a instalação de duas lunetas para observação em 360 graus de alguns pontos da cidade na rua Sapucaí, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, um dos equipamentos foi quebrado e o outro pichado.

A luneta, segundo comerciantes da via, foi quebrada na madrugada desta terça-feira (11). “Eles tentaram tirar os parafusos que prendiam ela à base, mas não conseguiram levar”, explicou Gilberto Pereira de Abreu, de 59 anos. 

O homem é funcionário de um estacionamento em frente ao ponto em que a luneta que foi quebrada foi instalada. Ao perceber nesta manhã que o equipamento estava sem alguns parafusos, guardou o objeto. “Eu ainda tentei apertar o parafuso, mas não deu. Eu peguei e vou deixar ela guardada até o pessoal da prefeitura vir para fazer a instalação de novo”, contou. 

Ainda segundo Gilberto, a pichação na outra luneta ocorreu durante o fim de semana.

Procurada, a Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) informou que a manutenção das lunetas da rua Sapucaí já está em curso. Ainda conforme a Belotur, os custos do reparo não serão pagos pelo município, porque o contrato com a empresa que instalou as lunetas prevê manutenções, Simon Nascimento / Hoje em Dia / 

A outra luneta, em frente ao número 271, foi pichada no fim de semana

BH 121 anos 

A instalação das lunetas na rua Sapucaí faz parte de um projeto da prefeitura para comemoração do aniversário de 121 ano de Belo Horizonte, celebrado nesta quarta-feira. 

Além da via, o Mirante Mangabeiras também recebeu três lunetas para observação da cidade em 360 graus.

Pintados em uma cor semelhante à ferrugem para não impactar a paisagem, os  instrumentos medem 1,60 de altura e têm lentes de aproximação que dispensam ajustes. As lunetas são acessíveis a crianças e adultos e podem ser giradas vertical e horizontalmente. Modelos semelhantes foram colocados nas Cataratas do Iguaçu (PR) e nos fortes do Exército no Rio de Janeiro, no Leme e em Copacabana.

Em entrevista ao Hoje em Dia, o presidente da Belotur, Aluizer Malab, contou que o objetivo é dar aos belo-horizontinos e aos turistas uma visão "do belo horizonte que a cidade tem". O gestor também afirmou que a Belotur está estudando a implementação dos equipamentos em outros pontos. "A ideia é, inclusive, levar para lugares poucos explorados", pontuou.

(*Com informações de Lucas Eduardo Soares)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por