Mesmo com atraso em projeto, transporte escolar na zona rural terá raio-X em Minas

Izabela Ventura - Hoje em Dia
10/05/2013 às 07:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:33

Com um ano de atraso, o Governo de Minas vai começar a elaborar o diagnóstico do transporte escolar em zonas rurais. O projeto Transcolar Rural foi prometido para 2012 pelo subsecretário de Administração do Sistema Educacional de Minas, Leonardo Petrus, em resposta às informações divulgadas pelo Hoje em Dia sobre a precariedade dos veículos que levam crianças às escolas.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a demora deve-se ao processo de tramitação, à complexidade e a amplitude do projeto, além do atraso no repasse de verbas para execução. Outro entrave foi o desenvolvimento do software, que já está com as rotas principais prontas.

O projeto é coordenado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), autarquia vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectes). Serão investidos R$ 12 milhões, negociados pela SEE junto ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Conforme o coordenador geral do projeto, Nilson Tadeu Ramos Nunes, PhD em engenharia de transportes, o raio-x pretende otimizar rotas, reduzir gastos e aumentar o conforto dos estudantes. “O transporte escolar é um problema sério para prefeituras do Brasil inteiro. Há denúncias de alunos sendo levados de qualquer forma, em qualquer veículo”, afirmou.

Os pesquisadores vão obter a localização de cada um dos alunos e escolas da rede pública de 250 municípios que servirão de modelo para a implantação do sistema no Estado. A partir deste mês, as visitas ocorrem em três municípios, que vão servir de base para o projeto piloto: Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Congonhas (Região Central) e Itamonte (Sul de Minas).

Em junho

Trabalhos de campo começam em junho, com prioridade para a região Norte do Estado. A previsão é a de que o projeto seja concluído em 2014.

Haverá ainda pesquisa sobre a qualidade das estradas, que poderão balizar a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para pavimentação dos trechos mais críticos. As instalações das escolas também serão avaliadas.

Para participar do programa, as prefeituras devem se cadastrar neste link.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por