Mesmo idioma e convênio com universidade atraem alunos mineiros para terras lusitanas

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
15/06/2018 às 19:57.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:38

(Arquivo Pessoal)

Portugal é um dos destinos mais procurados por intercambistas mineiros. As instituições de ensino superior atribuem a procura ao mesmo idioma. “A maior dificuldade dos estudantes é a proficiência linguística. Então, lá temos essa facilidade, além de estabelecermos muitos convênios”, diz Luciana Fiuza, coordenadora de Gestão Operacional e Informação do Departamento de Relações Internacionais da UFMG.

No ano passado, 99 alunos da maior universidade pública de Minas foram cursar parte da graduação em instituições da nação lusitana. O número representa 20% do total de intercambistas da federal mineira – maior percentual dentre todos os países conveniados com a UFMG.

Outros atrativos

Além do idioma, o clima mais ameno do que em outras regiões levou Beatriz Crespo, estudante de comunicação social, a Portugal. “Pretendia vir para a Europa, mas não queria passar frio. Procurei também uma cultura parecida com a minha, e aqui temos muitos brasileiros nas ruas e várias festas com ritmos típicos, como funk e MPB”, conta.

Ela destaca ainda o custo de vida por lá. “Embora os preços tenham subido um pouco, continua sendo mais barato que os outros destinos e até mais em conta que em BH”, afirma Beatriz Crespo.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por