Anthill

Minas é alvo de operação contra grupo suspeito de tráfico interestadual; R$ 150 mi são bloqueados

Durante as investigações foram apreendidos cerca de 540 quilos de cocaína

Do HOJE EM DIA
portal
Publicado em 19/11/2024 às 09:01.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/MG) deflagrou, nesta terça-feira (19), a operação “Anthill”, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Minas e outros três estados brasileiros. A operação visa cumprir 31 mandados de prisão preventiva e 48 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de aproximadamente R$ 150 milhões em bens e contas vinculados ao grupo investigado.

Em território mineiro, a as ações ocorrem em Uberlândia, Ituiutaba e Patrocínio, na região do Triângulo, e se estendem a municípios em Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O foco da operação é um grupo que atua de forma estruturada no tráfico interestadual de drogas, responsável pela aquisição e transporte de grandes quantidades de entorpecentes do Mato Grosso do Sul para a região do Triângulo Mineiro.

View post on X

A investigação, que deu origem à operação, revelou a complexidade e a organização da quadrilha, que não apenas realizava o tráfico de drogas, mas também utilizava estratégias de lavagem de dinheiro para ocultar a origem ilícita dos recursos. Com o apoio de diferentes forças de segurança, a operação “Anthill” busca enfraquecer a atuação da organização criminosa e frear o fluxo financeiro gerado por suas atividades.

"A operação representa um esforço coordenado entre diversas entidades de segurança pública para desarticular redes de criminalidade que afetam a segurança e a economia das regiões envolvidas. Segundo a Ficco/MG, as investigações continuam, e mais desdobramentos podem ocorrer conforme novas provas e informações forem coletadas durante as ações", detalhou a PF.

Durante as investigações foram apreendidos cerca de 540 quilos de cocaína vinculados ao grupo.

Operação Anthill

O nome da operação “Anthill”, cuja tradução é formigueiro, em português, faz alusão à estrutura da organização criminosa que funcionava como uma rede complexa, hierarquizada e com divisão de tarefas, similar ao funcionamento de uma toca de formigas.

A execução da operação segue em andamento, com a participação de aproximadamente 250 policiais.

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por