Minas está livre da peste suína, declara Ministério

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
21/07/2016 às 15:09.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:24

(Divulgação/IMA)

Minas Gerais, que possui o maior plantel de suínos do Brasil, com 5,2 milhões de animais, está oficialmente livre da peste suína clássica (PSC). O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Outros 14 estados, o Distrito Federal e quatro cidades da Amazonas também estão sem registros da doença.

Conforme o ministério, é proibida a entrada nos estados da área livre de PSC de animais e material genético procedentes dos demais estados brasileiros ainda não reconhecidos como livres da doença. A medida é para evitar a propagação da peste.

“Essas ações de vigilância foram fundamentais para que Minas Gerais fosse reconhecida como área livre de PSC. Nossa responsabilidade é maior ainda uma vez que Minas Gerais é líder no ranking nacional como exportador de genética de suínos para o mercado doméstico”, pondera a coordenadora estadual do Programa de Sanidade Suídea do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Júnia Mafra.

Entre as ações realizadas está a vigilância ativa em granjas e criatórios fiscalizando in loco o número de animais nestes estabelecimentos, sinais clínicos de possíveis doenças no plantel e as taxas de mortalidade.

Em outra frente o IMA realiza a vigilância passiva, a partir das notificações de suspeita de alguma doença nos rebanhos. Estas notificações são feitas por produtores, veterinários ou responsáveis técnicos pelas granjas. O instituto realiza também a vigilância em relação aos reprodutores que são descartados via abate oficial, por meio de coleta de sangue antes e no pós abate.

*Com Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por