Minas Gerais tem 400 multas aplicadas por hora

Danilo Emerich - Do Hoje em Dia
22/10/2012 às 11:23.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:26
 (LUIZ COSTA)

(LUIZ COSTA)

A cada hora, pelo menos 400 multas de trânsito são aplicadas em Minas Gerais, em média. Os flagrantes da Polícia Militar e dos órgãos fiscalizadores municipais expõem a imprudência dos motoristas. As infrações vão de mudanças de faixa sem sinalizar a manobras graves que colocam em risco a segurança no trânsito.


Dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), referentes ao período entre janeiro e agosto, mostram um aumento de 22% em relação às infrações cometidas no mesmo período do ano passado. Ao todo, 2,3 milhões de notificações foram emitidas nos primeiros oito meses de 2012, contra 1,9 milhão no mesmo intervalo de 2011.


O número é ainda maior, pois não considera as multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Recorrência


As seis infrações mais comuns são, nesta ordem, excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, uso de celular ao volante, falta de registro do veículo após 30 dias da compra, dirigir sem documentação e estacionamento irregular.


Nos dez minutos em que a reportagem do Hoje em Dia esteve em uma passarela na avenida do Contorno, pelo menos 20 motoristas falavam ao celular enquanto dirigiam. Não havia fiscalização por perto.


A quantidade de multas aplicadas é considerada pequena pelo consultor em transporte e trânsito Osias Batista Neto. Segundo ele, o volume real de irregularidades é muito maior. Nas áreas urbanas, afirma ele, apenas 0,5% das infrações cometidas pelos motoristas são flagradas, em média. “Se considerar a frota total do Estado, são poucos flagrantes”, diz.


Análise


O aumento das multas é atribuído à ampliação do número de radares eletrônicos nas cidades. Mas Batista afirma que os aparelhos ainda são poucos e estão concentrados em determinadas áreas. “Nos trechos entre os equipamentos, alguns motoristas desenvolvem altas velocidades. O termo indústria da multa é uma defesa do infrator, mas é uma ação educativa pela punição”.


A empresária Cirlene da Conceição Silva, de 33 anos, foi uma das multadas. Ela comprou um carro usado, mas não sabia do prazo de 30 dias para registrar o veículo. “Na correria, acabei deixando o tempo passar. Quando fui ver, descobri a multa”, diz. Além de pagar R$ 102,15, somou cinco pontos na carteira.


http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por