Minas Gerais tem 780 mil veículos "fantasmas"

Celso Martins - Do Hoje em Dia
24/10/2012 às 10:59.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:30

(CARLOS RHIENCK)

Quase 10% da frota de veículos emplacados em Minas Gerais está sem nenhum tipo de movimentação há mais de cinco anos. Levantamento do Detran mostra que são 779.853 motos, automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões com dívidas do IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro Obrigatório e multas de trânsito vencidas, que serão prescritas.
 

A maioria dos veículos está abandonada em pátios de apreensões e garagens dos proprietários ou foi deixada como sucata nas ruas. Segundo o Detran, em Belo Horizonte há 136.421 veículos nessa situação, o equivalente a 9,1% da frota.


A Lei 10.534, sancionada no mês passado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), determina que a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolha as sucatas de veículos deixadas na capital.


A retirada depende da regulamentação da lei pela prefeitura. Falta definir, por exemplo, se o que for removido das ruas será destruído ou leiloado pela SLU.


Polêmica


Antes mesmo de começar a vigorar, a lei enfrenta obstáculos. O dono da empresa Logiguarda, que gerencia os pátios do Detran, afirma que não vai receber as sucatas. Domingos Salvio Teixeira alega que elas devem ficar nos depósitos destinados aos carros recolhidos pelo município, por meio da BHTrans.


Não há vagas


Na capital, a Logiguarda gerencia cinco pátios. Segundo Teixeira, todos estão lotados, motivo que impede o recebimento dos veículos abandonados.


O diretor da Logiguarda polemiza mais. “Muitos veículos que não fizeram pagamentos nos últimos cinco anos em Minas estão circulando livremente pelas ruas. Não há fiscalização suficiente para apreendê-los”


Saiba mais sobre estes veículos abandonados pelas ruas na Edição Digital
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por