(Samuel Costa/Hoje em Dia)
Minas Gerais registrou, de janeiro a novembro do ano passado, 50 ocorrências por dia de furto e roubo de veículos. Enquanto no Brasil esse tipo de crime teve queda de 0,49%, no Estado houve crescimento de 4,1%. Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
De janeiro a dezembro de 2011, foram levados pelos bandidos, apenas em Minas, 16.302 veículos, contra 16.970 ocorrências registradas pela polícia até novembro de 2012. A frota é de 7,5 milhões no Estado.
O índice de veículos recuperados e devolvidos aos proprietários aumentou de 51,8%, em 2011, para 53,5% no ano passado, segundo o Denatran.
Mesmo tendo a segunda maior frota do Brasil, Minas ocupa o quinto lugar entre os Estados no ranking de furto e roubo de veículos. São Paulo é o campeão. De janeiro a novembro de 2011, foram 156.301 ocorrências, contra 147.931 registradas no ano passado. A queda foi de 5,36%.
Em terceiro lugar aparece o Rio de Janeiro, com 25.509 veículos roubados ou furtados em 2012 (queda de 0,5%).
A enfermeira Maria das Graças Oliveira, de 45 anos, moradora de Varginha, no Sul de Minas, teve o carro roubado em setembro do ano passado, em Poços de Caldas, na mesma região. “A polícia me informou que a maioria dos carros roubados no Sul de Minas é levada para São Paulo, onde são vendidos para quadrilhas do Paraguai”, disse.
Regionalização
Estudo feito pela Polícia Federal mostra que, nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, os veículos são roubados e levados para o Paraguai, onde recebem uma nova documentação.
Um levantamento feito pela Polícia Civil em Belo Horizonte revela que os bairros Caiçara, Padre Eustáquio e Venda Nova são os campeões desse tipo de crime. O motivo é a facilidade de fuga para o Anel Rodoviário, via que liga as principais rodovias do Estado. Segundo a polícia, ainda não há uma explicação para o aumento de furtos e veículos no Estado, o que será possível com o fechamento dos números de dezembro.