Mais sete casos de reinfecção por Covid-19 são investigados em Minas, conforme atualização do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ao todo, 149 amostras de pacientes com suspeita de dupla infecção são analisadas no território mineiro.
Até a manhã desta quinta-feira (13), apenas uma reinfecção pelo novo coronavírus foi confirmada no Estado. Trata-se de um médico de 29 anos, morador de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ele teve a doença pela segunda vez 230 após a primeira contaminação.
A maioria dos casos suspeitos é formada por mulheres (61%). A faixa etária com mais ocorrências é a de pacientes de 30 a 39 anos (28%). Em Belo Horizonte, há 53 casos suspeitos.
Reinfecção
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a reinfecção é comprovada quando o paciente tem dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus. Essas infecções precisam ter ocorrido com intervalo igual ou superior a 60 dias.
"Intervalo igual ou superior a 60 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios, desde que possua amostras respiratórias (pelo menos, uma amostra de cada episódio de infecção) disponíveis e viáveis para investigação", informou, em nota.