Minas já tem registro de primeira morte por dengue hemorrágica deste ano

Do Portal HD
22/01/2013 às 11:29.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:52

A primeira morte por dengue hemorrágica em Minas, deste ano, foi confirmada pelas autoridades de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade, que foi notificada na segunda-feira (21), o paciente J.C.B, de 48 anos, morreu na madrugada do dia 14 de janeiro no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em decorrência da doença.

Segundo o órgão, o paciente passou a manifestar os sintomas no dia 7 de janeiro, quando deu entrada em Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município. Lá ele ficou em observação e, devido à suspeita de dengue, foi transferido seis dias depois para o Hospital de Clínicas, já em estado grave.

A confirmação da doença foi feita através de amostras de sangue do paciente analisadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED). No entanto, ainda não há informações sobre que tipo de vírus o paciente foi infectado.

De acordo com o secretário municipal de saúde Fahim Sawan, a confirmada morte por dengue hemorrágica coloca Uberaba ainda mais em guerra contra a doença. A preocupação maior seria com as crianças da região já que no último fim de semana cinco delas, com quadro de suspeita de dengue, foram internadas no Hospital das Crianças em Uberaba. Todas permanecem na instituição.

“A população tem ajudado, mas ainda é pouco, precisamos de toda a ajuda possível”, disse Sawan. Após ter decretado situação de emergência, o prefeito Paulo Piau liberou a contratação de mais agentes de combate, médicos, enfermeiras e técnicos em enfermagem.
 
Para o secretário Fahim Sawan, a dengue é consequência direta da redução drástica no número de agentes e visitas no ano passado. Conforme o órgão, no ano passado, a prefeitura promoveu apenas 400 mil visitas a imóveis, contra 700 mil. A Secretaria de Estado de Saúde informou, na manhã desta terça-feira (22), que ainda não havia sido notificada sobre o caso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por