(Casa Rosada/Divulgação)
O governo de Minas negocia junto ao Consulado da Rússia a compra da Sputnik V, vacina contra a Covid-19, informou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta terça-feira (8).
De acordo com o chefe da pasta estadual, a gestão escreveu uma carta de intenção de compra a todos os laboratórios fabricantes de vacinas. No entanto, a resposta foi unânime.
“Todos responderam que só vão vender quando cumprirem os contratos com as nações, com os governos nacionais, inviabilizando a compra direta dos laboratórios”, afirmou.
Mesmo assim, Baccheretti disse que o Executivo busca adquirir doses do imunizante russo. “Já estávamos em conversa, e agora, com essa autorização, nos abriu uma esperança de conseguir efetivar a compra”, disse.
Aprovação
No último sábado (5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação, ainda que sob determinadas condições, das vacinas Covaxin e Sputnik V
A autorização de importação excepcional abrange apenas quantidades predeterminadas de cada imunizante. A agência não autorizou o uso emergencial, mas apenas a utilização de quantitativos específicos sob condições controladas.
*Com informações de Agência Brasil
Leia mais:
Por faixa etária: 70% das vacinas contra Covid serão destinadas a pessoas sem comorbidades em Minas
Minas deve receber mais de 4 milhões de vacinas contra a Covid-19 em junho, diz secretário
Toda a população de Minas com até 50 anos deve ser vacinada contra a Covid neste mês, diz secretário