FÉ E CULTURA

Minas quer triplicar número de municípios com programações oficiais da Semana Santa

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
14/03/2023 às 12:39.
Atualizado em 14/03/2023 às 13:27

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Triplicar o número de municípios com programações oficiais da Semana Santa é uma das metas de um plano lançado nesta terça-feira (14) pelo governo estadual. A ação prevê uma série de iniciativas para alavancar o turismo religioso, reforçando que Minas é um dos principais destinos da fé no país.

Atualmente, Minas conta com 1.025 edificações religiosas, onze rotas de turismo da fé já consolidadas e 63 municípios com celebrações da ressurreição de Cristo. Segundo o subsecretário da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Sérgio de Paula, a expectativa é chegar a 200 cidades até 2024.

Ainda conforme a Secult, o plano prevê ainda maior promoção dos eventos religiosos realizados na Semana Santa, mas Festas Juninas e no Natal. 

“A fé também é cultura. É preciso perceber toda a nossa cultura e colocarmos isso a serviço das pessoas. Colocar todo esse arcabouço histórico a serviço do turismo. O PIB brasileiro está sendo puxado pelo turismo, então investir nisso é preciso. Nós queremos fazer no plano de turismo da fé alinhar as rotas que existem em Minas e que já são belíssimas para atrair turistas”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.  

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Minas Santa 2023
Conforme a Secult, a primeira ação prevista no programa será a divulgação do “Minas Santa 2023”. O projeto pretende divulgar a programação das celebrações da Semana Santa no Estado.

Dentre das ações, estão o lançamento de portfólio com a programação completa, oficinas educativas sobre produção de tapetes, missas e procissões. 

As ações da Semana Santa no estado terão apoio ainda das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de turistas e mineiros. 

Segundo o Governo de Minas, o investimento de R$ 1 milhão será feito para as ações de promoção da Semana Santa. O Executivo Municipal, no entanto, não detalhou o investimento previsto para o custeio do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé.

Ações previstas no Plano Estadual de Bens Culturais da Fé:

Minas Santa 2023

  • Oficina educativa de tapetes Devocionais, com a construção de um tapete de 240 metros. O encontro será no dia 1° de Abril, às 9h, na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte..
  • Domingo de Ramos - No dia 2 de abril, uma missa e benção dos ramos acontecerá na igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte. Haverá ainda uma procissão com banda da Polícia Militar até o Palácio da Liberdade, com celebração de missa campal. A programação terá início às 8h30.

Exposições sobre fé

  • "Religiosidade em Minas" - mostra será inaugurada em 4 de abril no Museu Mineiro.
  • "Hélio Patrus, contínuo barroco" - inauguração partir de 22 de março na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
  • "Mostra Épicos da Fé" - Exibição no dia 7 de Abril, no Cine Humberto Mauro.

Intervenções

  • "Mês do Perdão" - Livros emprestados antes da pandemia poderão ser devolvidos para a Biblioteca Pública Estadual sem o pagamento de multa até 28 de abril de 2023.
  • Criação do calendário com celebrações e ritos da Quaresmas, com resgate de festividades como as Charolas de Minas, um tipo de folia que ocorre apenas durante a quaresma.
  • Cadastro das Romarias para estudos de tombamento dos lugares onde ocorrem.
  • Ampliação do guia de Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas. O guia é uma preservação das Folias de Minas, reconhecida como natureza imaterial do Estado.
  • Revalidação da festa de Nossa Senhra do Rosário dos Homens Pretos da Chapada do Norte, considerado patrimônio imaterial do Estado em 2013.
  • Inventário dos acervos das igrejas pertencentes os Núcleos Históricos e Tombados de Santa Bárbara, Brumal e Barão de Cocais.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por