Em apenas 15 dias de 2025, duas mortes por dengue foram confirmadas em Minas. A informação consta no painel de monitoramento das arboviroses, do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, os óbitos ocorreram em Belo Horizonte e em Bom Jesus da Penha, no Sul do Estado. Outros três são investigados.
Minas é o estado com mais óbitos no país até o momento. Foram três nas três primeiras semanas do ano. A outra morte ocorreu em São Paulo. No estado vizinho, 45 óbitos são investigados.
Até o momento, o território mineiro registrou 1.383 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Há ainda 2,4 mil notificações suspeitas que aguardam o resultado de exames.
Apesar da confirmação das duas mortes em Minas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que até o momento "não há registros de óbitos confirmados por dengue". Segundo a pasta, os dados de monitoramento estão disponíveis no painel https://www.saude.mg.gov.br/aedes.
Segundo a SES, um óbito consta como confirmado para dengue no painel. No entanto, o registro "foi classificado de forma incorreta pelo município e será reavaliado como óbito em investigação".
O Hoje em Dia também entrou em contato com a secretaria de Saúde de BH. Não houve retorno até a publicação desta reportagem.