Minas terá vacinação infantil contra sarampo, meningite, febre amarela, pólio e Covid este sábado
Segundo o Estado, todos os 853 municípios foram mobilizados para intensificação de ações de imunização
Pais de crianças e adolescentes de até 15 anos devem ficar atentos para a atualização da cobertura vacinal dos filhos neste sábado (23), quando acontece o Dia D da campanha de multivacinação em Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), todos os 853 municípios foram mobilizados para a intensificação de ações de imunização. Em Belo Horizonte, as doses serão aplicadas das 8h às 17h em todos os 153 centros de saúde.
Conforme o Estado, serão disponibilizadas as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e Covid-19. Foram distribuídas aos municípios 1,9 milhão de doses.
Em algumas cidades, a cobertura vacinal é baixa e preocupa as autoridades, como em BH. Na capital, menos da metade das crianças de 1 ano receberam a vacina contra a meningite. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar 90%.
Além da meningite, a coqueluche também preocupa. Apenas 75% das crianças abaixo de 12 meses estão imunizadas contra a doença, que já registrou 258 casos e 1 óbito só neste ano.
Os endereços dos locais onde serão oferecidas as doses na metrópole podem ser consultados neste link. As doses disponíveis serão administradas conforme a análise da situação vacinal de cada criança ou adolescente. É essencial que os pais ou responsáveis apresentem a caderneta para conferência. Também é necessário um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial para o devido registro.
Investimentos para aumentar cobertura vacinal
Na tentativa de aumentar as coberturas vacinais no estado, a SES-MG informou que atua em duas frentes. A primeira estratégia é o incentivo ao aumento das coberturas. Desde 2023, foram investidos R$ 165 milhões para que os municípios avancem nas coberturas vacinais e realizem a vacinação em escolas e creches.
A segunda estratégia são os vacimóveis, veículos equipados para funcionar como unidades itinerantes de vacinação. Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, 77 municípios receberam recursos para adquirir esses automóveis. As demais cidades serão atendidas por meio de 51 Consórcios Intermunicipais de Saúde. Até o momento, 123 vacimóveis foram entregues.
Leia mais: