(Carlos Rhienck)
Demonstrações de fé e devoção têm marcado as celebrações da Semana Santa, iniciadas no dia 13 e prosseguindo até domingo. Cerimônias tradicionais com cânticos em latim, missas e procissões deverão lotar templos religiosos da capital e de cidades históricas.
Em Belo Horizonte, o ponto alto é a tradicional “Missa da Unidade” presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Mais de 20 mil fiéis são esperados no ginásio do Mineirinho, na Pampulha. O encontro marcado para as 9h desta quinta-feira (17) terá a presença de quase mil sacerdotes.
Em Ouro Preto, na região Central, o destaque é a confecção dos tapetes de serragem nas ruas da cidade histórica, por onde passa a procissão do Santíssimo Sacramento, no domingo de Páscoa. Toalhas coloridas nas janelas e sacadas das casas também compõem o cenário. O dia começa com a missa festiva na basílica de Nossa Senhora do Pilar em celebração à ressurreição de Jesus Cristo.
Próximo dali, na vizinha Mariana, esta quinta-feira será marcada pela cerimônia de Lava Pés – rito católico no qual Jesus prepara seus discípulos para a Santa Ceia. A missa acontece às 19h, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção.
VISITA
na última quarta-feira (16), o arcebispo dom Walmor visitou pacientes do Hospital São Francisco de Assis, no bairro Concórdia, região Nordeste de BH.
Ele passou pelos setores de oncologia, cardiologia, ortopedia, dentre outros, e destacou a importância de se levar uma palavra de fé aos enfermos, principalmente durante as comemorações da Semana Santa.