Em breve, Montes Claros vai receber unidades do Centro de Apoio ao Turista (CAT) em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa visa prestar informações turísticas sobre o município, abordando seus aspectos atrativos, como programação cultural, feiras e eventos.
As unidades vão ser implantadas pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o intuito de fomentar o setor. A ideia é que os CATs comecem a funcionar, de forma simultânea, até o final deste mês.
Os pontos de instalação serão o Terminal Rodoviário Hildeberto Alves de Freitas, o Mercado Municipal Christo Raeff, o Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira e o Shopping Popular. Nestes espaços, uma equipe de estagiários de cursos relacionados ao turismo, como história e geografia, ficará responsável pelo atendimento à população, dando maior credibilidade e profissionalismo às informações prestadas.
Para Marco Túlio, turismólogo da Prefeitura, o CAT funcionará como um cartão de visita da cidade. "Através do CAT, o turista encontrará informações sobre os atrativos turísticos da cidade, além de informações sobre hospedagem e o comércio local", revela. Opinião compartilhada por Gal Bernardo, gerente de Feiras e Eventos da Prefeitura. Segundo ela, o CAT será um espaço de divulgação diversificada para o turismo: "Teremos nestes locais folders, vídeos, cartazes e tudo para que o turista possa se inteirar e se informar sobre o nosso potencial para o setor", diz.