Quem mora ou trabalha no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, está otimista com a construção da linha 2 do metrô, que promete ligar a regional ao Barreiro. As obras tiveram início nesta segunda-feira (16).
A técnica em nutrição, Aline Almeida de Barros, de 41 anos, por exemplo, comemorou a tão prometida intervenção.
“Eu não uso muito o metrô por estar longe da minha casa. Com essa construção, vai ficar mais próximo para mim e para muitas pessoas, podendo aliviar o trânsito nas ruas”.
Apesar da aprovação, Aline critica o atual preço da passagem, de R$ 5,50.
"Vai ser realmente bom, o metrô é mais rápido. Só que está muito caro. Quem sabe essa nova linha não justifique o preço?”.
A linha 2 terá 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Segundo o Governo de Minas, a expectativa é que a população gaste 30 minutos a menos no deslocamento entre as regiões onde ficarão a primeira e a última estações.
Quem também reclamou dos deslocamentos na regional foi a cozinheira Elivani Regina Ribeiro, de 46 anos.
“Está bem difícil a locomoção para esse lado de cá. Está demorando bastante. Então, essa nova linha vai ser bem positiva não só para mim, mas para toda a população”, disse a moradora do Gameleira, que já usa a linha 1 do metrô para fazer parte dos deslocamentos pela cidade.
Primeiras estações devem ficar prontas em 2026
A expectativa é a de que as sete novas estações sejam concluídas por etapas. O cronograma prevê que Nova Suíça e Amazonas devem ficar prontas em 2026. A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está marcada para 2028.
Obras da Linha 2 do metrô
As obras para a construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte foram iniciadas nesta segunda. Uma série de investimentos está prevista na intervenção, que vai ligar a região Oeste da capital ao Barreiro.
Para atender a todas as estações previstas, serão adquiridas mais 24 composições, cada uma com quatro carros, que serão fabricados pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, prometendo transportar, em média, 56 mil pessoas por dia.
Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do governo estadual, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.