Cerca de 100 moradores de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazem protesto na manhã desta sexta-feira (5) e fecham a BR-381, no sentido São Paulo. A manifestação, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorre na altura do quilômetro 492.
Os populares exigem a construção de uma passarela na via. Segundo a Polícia Militar, para impedir o trânsito, os moradores atearam fogo em pneus. O Corpo de Bombeiros é aguardado no local para controlar as chamas. O protesto, de acordo com a PM, ocorre de forma pacífica e o congestionamento é de três quilômetros.
A Autopista Fernão Dias, concessionária responsável pela administração do trecho, confirmou que a pista está totalmente interditada. A autopista informou que procurou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viabilizar a implantação da passarela solicitada, pois como esta obra não estava prevista em contrato, é necessário à aprovação da Agência para o desenvolvimento do estudo e projetos.
Durante o processo, foram encaminhados para ANTT, além do projeto funcional, outros estudos adicionais solicitados pela Agência, e em agosto do ano passado, a concessionária recebeu autorização para desenvolver o projeto executivo, que está concluído e será enviado ao órgão ainda nesta sexta.