Moradores de ocupações se reúnem com governo e fecham trânsito na MG-010

Thaís Mota - Hoje em Dia
22/05/2014 às 18:03.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:42
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Uma comissão de integrantes das ocupações urbanas da Grande Belo Horizonte foi recebida na tarde desta quinta-feira (22) por representantes do Governo de Minas. A reunião contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Sérgio Paoliello, da secretária de Estado da Casa Civil, Maria Coeli, do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Divino de Britodo e do chefe do Gabinete Militar, coronel Alex de Melo.   De acordo com a assessoria da Sedru, a reunião durou cerca de três horas e, o "Governo de Minas se comprometeu a atuar junto ao Poder Judiciário e à Prefeitura de Belo Horizonte para marcar uma reunião entre todas as partes, de forma a manter aberto o canal de diálogo". Entretanto, não há uma previsão de solução para as famílias que estão ameaçadas de despejo.
Enquanto a reunião acontecia, os manifestantes que aguardavam o resultado da negociação no saguão da Cidade Administrativa chegaram a fechar o trânsito na MG-010. Conforme a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), todas as pistas no sentido Belo Horizonte e no sentido Confins foram interditadas. O número de pessoas que participou do bloqueio não foi informado pelo órgão. Já o integrante do movimento Brigadas Populares, Rafael Bittencourt, afirmou que cerca de mil pessoas fecharam a rodovia e garantiu que o movimento foi pacífico. 

Após a reunião entre a comissão de moradores e dos representantes do governo, as pistas da MG-010 foram liberadas.   O movimento teve início na manhã desta quinta, quando centenas de moradores das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, todas na região do Isidoro, no Norte de BH, além de famílias da Ocupação Areias, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, fizeram uma caminhada até a Cidade Administrativa. Eles pedem a anulação de liminares da Justiça que determinam a reintegração de posse dos terrenos ocupados irregularmente.   Atualizada às 19h49

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por