Cerca de 200 pessoas da Ocupação Areias, que fica em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, montaram acampamento na sede do Governo de Minas, na manhã desta segunda-feira (12). O grupo garantiu que ficará na Cidade Administrativa até ser atendido pelo governador Alberto Pinto Coelho.
Uma organizadora do protesto informou que os manifestantes reivindicam direito à moradia. Atualmente, cerca de 300 famílias moraram no espaço, que foi invadido há cerca de sete meses. Além disso, mais de 100 casas de alvenaria já foram levantadas. O terreno, conforme Clara Moreira Maranhas, da Brigada Populares, estava há décadas abandonado. "Pedimos a suspensão da reintegração de posse, que está ocorrendo de forma arbitrária, e a abertura de um processo de negociação", disse.
"A prefeitura de Ribeirão das Neves ofereceu apenas um galpão de 200 m², com dois banheiros, como alojamento para as mais de 300 famílias que foram identificados no cadastro social. Alternativa essa que se mostra inviável e contrária aos direitos de morar das mais de 300 famílias que ocupam essa área", informou o grupo por meio de nota.
Conforme a assessoria do Governo, nenhum representante do grupo procurou oficialmente o órgão para passar a pauta de reivindicação. Até o momento o protesto ocorre de forma pacífica.