Moradores desrespeitam recomendação dos bombeiros e tentam localizar vítimas na região da tragédia

Cinthya Oliveira
28/01/2019 às 22:06.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:17
 ( Flávio Tavares/Hoje em Dia)

( Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Embora o Corpo de Bombeiros tenha alertado aos moradores para não fazerem buscas sozinhos na região atingida pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão, há quem não tenha respeitado a determinação.

Em coletiva realizada na noite desta segunda-feira (28), o porta voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, afirmou que equipes tiveram que salvar uma pessoa que havia entrado na mata para procurar por um desaparecido, mas acabou se machucando. O homem ficou ferido na face e foi levado para o posto avançado de helicóptero e depois para a UPA de Brumadinho.

“A gente precisou empenhar um helicóptero para resgatar essa pessoa que não estava autorizada para estar naquele local”, afirmou o tenente, lembrando que o terreno está instável e continua havendo perigo nas buscas. 

Segundo ele, o trabalho desta segunda-feira também foi prejudicado pela veiculação de notícias falsas de que algumas pessoas estariam perdidas em áreas de mata, inclusive com repasse de coordenadas de onde estariam os sobreviventes. 

“Imediatamente paramos o nosso serviço que estava sendo realizado e deslocamos equipe pra lá. Nada foi constatado. Essa situação aconteceu três vezes”, disse o tenente, reforçando que não há resgate de sobreviventes desde a manhã de sábado. 

Aihara explica ainda que os bombeiros fizeram buscas nas matas no fim de semana e realizaram vários voos no entorno do lastro de lama em busca de sobreviventes.  Ele pede ainda colaboração da população em relação ao uso de drones, que afeta o trabalho das aeronaves. 

“Por mais de uma vez, nossas aeronaves tiveram que fazer manobras de emergência em decorrência de aproximação não autorizada de drones. Esse tipo de prática coloca em risco a vida das pessoas naquela operação”, alerta.

Leia mais:
Familiares de vítimas de Brumadinho serão convocados para identificar corpos
SOS Mata Atlântica fará expedição técnica no Rio Paraopeba e recomenda economia de água na Grande BH
PF escala 7 peritos criminais para identificar vítimas da lama de Brumadinho

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por