O aniversário de 74 anos do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, será celebrado com um grande evento neste domingo, das 10h às 20h, na praça Geraldo Torres. O local estará fechado para o trânsito de veículos.
Dentre as atrações, um bolo de 10 quilos. O tradicional parabéns será cantado às 15h30, no intervalo dos shows das bandas Kiff e Papagaio Elétrico.
A festa ainda terá brinquedos gratuitos para a criançada, aulão de dança com músicas dos anos 1970 e 1980, apresentação de pole dance, homenagens a moradores que prestam relevantes serviços à região e projetos sociais, como o Plaquinha Já, destinado a pets.
Confira a programação do aniversário do bairro Padre Eustáquio
- 10h – Abertura do evento com aulão de dança da Escola Ensaio. Todos convidados a participarem da dança com os professores Renato e Fernanda
- 11h – Apresentação de pole dance e circo com as professoras e alunas da Acro Pole
- 13h – Entrega dos Certificados Amigo(a) do Bairro Padre Eustáquio às pessoas físicas e jurídicas que prestam relevantes serviços à região
- 13h30 – Apresentação da banda Kiff (vídeo abaixo)
- 15h – Entrega dos certificados Amigo(a) do Bairro Padre Eustáquio a personalidades físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à região
- 15h30 – Vamos cantar o aniversário do bairro e partir o bolo de chocolate de 10 quilos
- 16h – Apresentação da banda Papagaio Elétrico
Saiba mais sobre o bairro Padre Eustáquio
Tradicional bairro da região Noroeste de BH, o Padre Eustáquio conta com 24 mil moradores, segundo o Censo realizado pelo IBGE em 2022 e divulgado em novembro de 2024.
O bairro foi fundado por operários na primeira metade do século passado. Em abril de 1951, o então prefeito de Belo Horizonte, Américo Renê Giannetti, sancionou a lei que alterou o nome da Vila Bela Vista para Vila Padre Eustáquio.
A mudança foi uma homenagem à memória do beato holandês. O religioso Padre Eustáquio, com fama de milagreiro, viveu na região por poucos meses, de abril de 1942 a agosto de 1943, quando faleceu, vítima de picada de carrapato.
Naquela época, o bairro era carente de infraestrutura. O próprio Padre Eustáquio se deslocava a cavalos nas sinuosas ruas de terra. A principal via, hoje conhecida como rua Padre Eustáquio, era chamada de Estrada para Contagem, pois era o principal caminho para o município vizinho. Importante frisar que a avenida Tereza Cristina seria aberta anos depois.
Festa de aniversário do bairro Padre Eustáquio:
Data: Domingo, 27 de abril
Horário: 10h às 20h
Local: praça Geraldo Torres (rua Progresso com a Coronel José Benjamin).