A Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU) realizou, no início da tarde deste sábado (10), a limpeza de duas avenidas no Morro do Papagaio, na Região Centro-Sul da capital.
Desde a última sexta-feira, os moradores protestavam interditando as avenidas Principal e São Tomás de Aquino com lixo. Eles reclamam que a coleta não era feita há 14 dias.
O porteiro Wemerson Moreira de Souza, de 27 anos, é morador do Morro do Papagaio e relata que o acúmulo de lixo estava trazendo transtornos. “O lixo atraía animais como ratos, mosquitos e baratas, além de deixar um odor horrível”, contou. Wemerson afirmou que além de lixo doméstico havia também entulho como eletrodomésticos estragados, móveis velhos e outros objetos.
A SLU informou que já começou o recolhimento com caminhões e que, na segunda-feira, vai enviar pás-carregadeiras para retirar o restante do entulho. Segundo o órgão, as vias já foram liberadas.
A Superintendência destacou que a coleta na região é feita a cada quinze dias em uma lixeira comunitária. No entanto, a população coloca entulhos que não são recolhidos na coleta comum, e devem ser encaminhados para uma Unidade de Recebimento de Pequeno Volume (Urpv). Essa, segundo a SLU, seria uma das causas para o acúmulo de lixo.
Equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) iniciaram a limpeza da via no início da tarde de sábado
Foto: Ricardo Bastos/ Hoje em Dia