Moradores vizinhos a viaduto que desabou começam a ser transferidos para hotel neste domingo

Hoje em Dia
26/07/2014 às 19:22.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:32
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Os moradores dos residenciais Antares e Savana, vizinhos ao viaduto “Batalha dos Guararapes”, na região de Venda Nova, vão começar a ser transferidos para um hotel neste domingo (27). De acordo com a Prefeitura de BH, após concluído o trabalho de cadastramento das famílias, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que vai começar a primeira fase da transferência.

Conforme a prefeitura, os moradores serão acomodados no Hotel Soft Inn Belo Horizonte, na rua Amadeu Quaglia, 40, no bairro São Cristovão, Noroeste de BH. Segundo a Defesa Civil, a medida tem como objetivo garantir a segurança dos moradores e atende a um acordo firmado entre a PBH , Ministério Público e a Construtora Cowan, que vai custear as despesas.

Confira o comunicado aos moradores:

A fim de garantir a segurança dos moradores do entorno do Viaduto Guararapes ramo norte, a Defesa Civil de Belo Horizonte informa que a primeira fase da transferência desses moradores está programada para o dia 27/07/2014, domingo. Primeiramente, serão transferidos os moradores do Bloco 3 do condomínio Savana e dos Blocos 8 e 9 do Condomínio Antares. Os moradores serão acomodados no Hotel Soft Inn Belo Horizonte, localizado na Rua Amadeu Quaglia, 40 - São Cristovão - Belo Horizonte - MG - CEP: 31110-560. O transporte dos moradores será feito por ônibus de turismo, exceto para aqueles que desejarem se deslocar em veiculo próprio. O transporte começará a partir das 14h. Solicitamos aos moradores que optarem pelo deslocamento em veículos próprios que cheguem no hotel às 17h. Seguem algumas orientações para facilitar a sua acomodação: 1. A hospedagem custeada pela Construtora Cowan contempla as diárias do quarto de hotel, café da manhã, almoço e jantar e serviços de lavanderia. 2. Os serviços de lavanderia custeados serão disponibilizados para os moradores 2 vezes por semana, com coleta e devolução das roupas às segundas e às quintas feiras, até 8 (oito) peças de roupa por pessoa (2 por dia), por coleta. 3. Não serão custeados quaisquer itens de consumo nas dependências do hotel, exceto água mineral sem gás. 4. Em anexo encontra-se folheto com as regras gerais de utilização do hotel; 5. No momento da hospedagem, será preciso completar com todos os dados pessoais o pré-cadastramento realizado no hotel. 6. Para sua maior comodidade, é importante que estejam preparados e conduzam documentos pessoais, objetos de higiene pessoal, roupas e calçados. 7. Os moradores dos demais blocos serão transferidos oportunamente e serão comunicados com antecedência. 8. As demais informações serão disponibilizadas oportunamente e as dúvidas poderão ser esclarecidas por meio de telefone já definido para este fim. 9. Será disponibilizado, a partir desta segunda-feira, 28 de julho, o transporte escolar para as crianças. 10. A Defesa Civil continuará disponível aos moradores 24 horas por dia, no posto de comando instalado na área ou através do telefone já mencionado. Protesto dos moradores
Na manhã deste sábado, moradores fizeram um protesto, fechando um viaduto próximo ao Parque Lagoa do Nado, o que acabou deixando o trânsito engarrafado no local. A manifestação ocorreu contra decisões tomadas pela prefeitura de Belo Horizonte após a tragédia e a construtora Cowan. O viaduto, localizado na avenida Pedro I, caiu no último dia 3 de julho, deixando dois mortos e 23 feridos.    Segundo moradores, após o desabamento do viaduto, os seus imóveis foram desvalorizados. Para os eles, houve descaso por parte da prefeitura e da Cowan, já que não se reuniram com os moradores para discutir o que seria feito com eles.   A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decidiu remover as 186 famílias que moram nos residenciais devido ao risco de queda da alça norte do viaduto.    Remoção das famílias

A Defesa Civil argumentou que trabalha agora em uma logística para a retirada dos moradores, que esse trabalho seguirá priorizações como famílias com membros em idade escolar, idosos e pessoas com deficiência.

Assista ao vídeo que mostra como foi processo de construção do viaduto:

 

Veja a animação de como se deu a ruptura e queda da estrutura na Pedro I:

  Confira a galeria de fotos da tragédia:   Atualizada às 14h39

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por