Nos quatro primeiros meses deste ano, 706 pessoas morreram em acidentes de trânsito registrados em Minas Gerais. O número é assustador, mas conforme a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), houve redução de 17,3% dos óbitos se comparado com o primeiro quadrimestre de 2014, quando 854 pessoas perderam a vida.
O dado consta no anuário de trânsito publicado pela Seds que, pela primeira vez, foi publicado por técnicos do Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds). O estudo contém, ainda, informações sobre quantidade e gravidade de acidentes nos últimos anos.
Redução
A maior queda de mortes no trânsito ocorreu na região Noroeste de Minas. A redução foi superior a 29%. Segundo a Seds, as vítimas no período de janeiro a abril passaram de 24 em 2014 para 17 neste ano.
O delegado chefe da Polícia Civil do 16ª Departamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Unaí, Marcos Tadeu Brito, diz que essa redução se deve ao trabalho conjunto com a Polícia Militar.
“A Polícia Civil atua efetivamente com a PM nas fiscalizações rotineiras. Além disso, aproveitamos para panfletar e dar orientações em festas anuais da cidade, revelando as consequências criminais dos acidentes provocados por pessoas embriagadas,” relata.
O anuário também mostra que os acidentes de trânsito na região caíram em mais de 13%, passando de 1.425 para 1.238 na comparação com o mesmo período do ano passado.