Quem passar pelo Parque Municipal de Belo Horizonte até o dia 30 de outubro pode conferir a mostra fotográfica “Conjunto Moderno da Pampulha: Patrimônio Cultural da Humanidade”. A exposição reúne 40 imagens do fotógrafo Marcílio Gazzinelli e estão fixadas nas grades da entrada do parque, na avenida Afonso Pena.
As imagens aéreas e terrestres apresentam quatro pontos do conjunto moderno da Pampulha: a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Golfe Clube. Em todas as fotografias, a Lagoa da Pampulha está presente.
A ideia da mostra é destacar os aspectos arquitetônicos das obras de Oscar Niemeyer, o paisagismo de Burle Marx e o talento de Cândido Portinari. “A exposição foi concebida para ser apresentada em um espaço de grande circulação e heterogeneidade de público, por isso escolhemos o gradil do Parque Municipal”, explica o presidente da Fundação Municipal de Cultura Leônidas Oliveira.
O Conjunto Moderno da Pampulha foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). O título foi obtido no último dia 17, em Istambul, na Turquia.
Leia mais:
Patrimônio da Humanidade, moradores curtem fim de semana na Pampulha
Pampulha ganha iluminação especial em comemoração a título da Unesco
Após ser elevada a patrimônio do mundo, Pampulha mira novas conquistas
Marcio Lacerda comemora eleição da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade
Conjunto moderno da Pampulha é Patrimônio Cultural da Humanidade