Motoboys e moto-fretistas pedem prorrogação das novas regras de segurança, mas Denatran nega

Danilo Emerich e Rosildo Mendes
30/07/2012 às 16:26.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:57
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Embora tenham tido dois anos para se adequar às novas regras de circulação exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), apenas 1% dos 30 mil motoboys e moto-fretistas se regularizaram. Faltando apenas uma semana para o fim do prazo e início das fiscalizações, cerca de 250 motoqueiros fizeram um protesto nesta segunda-feira (30) pedindo uma nova prorrogação do prazo. Por volta das 16h20, cerca de 100 protestantes fizeram uma manifestação na Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, conforme o Batalhão de Trânsito. Apesar do movimento, não houve registro de congestionamento na região. 

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que não haverá adiamento e que a Polícia Militar já estará autorizada a multar os condutores irregulares a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de agosto. 

A resolução 356 estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete) em motocicleta e motoneta. Os motoqueiros, não filiados a nenhum movimento sindical, se concentraram na Praça da Estação e de lá seguiram fazendo um “buzinaço” pelas principais avenidas da região central de BH. Eles fizeram paradas em frente à Prefeitura Municipal, ocupando duas faixas da avenida Afonso Pena, e à Câmara Municipal. Mesmo monitorados pela Polícia Militar e Guarda Municipal, também bloquearam a Praça Sete, causando transtornos no trânsito. Os manifestantes reivindicam que não há vagas nos cursos exigidos pelas novas leis e há excesso de burocracia. Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais, Rogério Santos, informou que é contrário ao protesto e que os responsáveis pelo ato deixaram para se adequar na última hora. De acordo com a BHTrans, os condutores podem ter informações sobre como se regularizar pelos telefones (31) 3379-5740 e (31) 3379-5741.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por