Motoristas com 20 pontos na CNH serão convocados pelo Detran

Celso Martins - Do Hoje em Dia
20/02/2013 às 07:05.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:10

(Renato Cobucci)

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) iniciou, nesta semana, a convocação de 5 mil motoristas infratores para um mutirão que será realizado em março e abril. A lista com o nome das pessoas que deverão comparecer ao Detran será publicada no Diário Oficial do Estado.

Entre 5 e 14 de março, terão que comparecer ao Detran 3.093 motoristas que já atingiram 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O mutirão é uma das formas encontradas pela Polícia Civil para agilizar a aplicação das punições aos infratores.

Leia também: Detran de Minas nega ‘refresco’ na fiscalização a motofretista

A delegada Inês Borges Junqueira, chefe da Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC), explica que os infratores têm duas opções para ficar em dia com a lei.
 
Uma delas é entregar a CNH e realizar um curso com duração de 30 horas, com temas voltados à conscientização. Em seguida, o motorista precisa provar que aprendeu as lições em sala de aula, em um teste aplicado pelo Detran.

A outra opção é o motorista apresentar um recurso, que poderá ser julgado em 30 dias.


Embriaguez

Segundo a delegada Inês Borges, a partir de 14 de março, serão convocados 2 mil motoristas enquadrados na Lei Seca. Os infratores são da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Se o motorista não tiver prova de que não cometeu a infração, é melhor fazer o curso e cumprir a penalidade. Ela é de no mínimo um mês e pode chegar a um ano. Se o for reincidente, a penalidade pode dobrar”, explica o advogado Enir Lemos, especialista em crimes de trânsito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por