transporte coletivo

Motoristas de ônibus são treinados para combater importunação sexual em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
26/08/2022 às 09:50.
Atualizado em 26/08/2022 às 10:02
 (Divulgação / PBH)

(Divulgação / PBH)

Motoristas de ônibus de Belo Horizonte participaram de um treinamento para combater a importunação sexual no transporte coletivo, nesta quinta-feira (25). O curso foi ministrado por agentes da Guarda Civil municipal de BH e teve o objetivo de qualificar os profissionais para identificar e adotar medidas nestas situações.

De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte (PBH), de janeiro a agosto deste ano, a Guarda Municipal registrou 24 ocorrências de importunação sexual e o botão do assédio foi acionado por 12 vezes.

Durante o treinamento os motoristas foram instruídos sobre o conceito de violência e as estratégias para identificação de assédios, reforçando a importância do combate à prática criminosa. 

Para a guarda municipal Aline Oliveira os motoristas têm papel importante na atuação no apoio às vítimas. “Os motoristas têm um papel fundamental, que é o de perceber a situação e acionar o botão da importunação, dispositivo instalado em todos os ônibus da capital. É a partir desse acionamento que o poder público, por meio do Centro de Operações (COP-BH), é mobilizado para auxiliar as vítimas”, explicou.

Ainda segundo a PBH, o tempo médio de atendimento às ocorrências do botão do assédio são de 10 minutos. Assim que o dispositivo é acionado, uma viatura da Guarda Municipal vai até o endereços onde o ônibus está localizado e conduz os envolvidos à Delegacia de Mulheres. 

Leia mais:
Justiça determina escala mínima no metrô de BH, mas estações amanhecem fechadas
Metroviários de BH decidirão sobre escala mínima do metrô em assembleia na tarde desta sexta

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por