Motoristas do Uber param por 24h em BH e outras oito cidades brasileiras

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/03/2016 às 09:12.Atualizado em 16/11/2021 às 02:40.
Outro tema discutido durante a reunião foi a possibilidade de criação de pontos de apoio a motoristas que rodam pela plataforma para que possam, por exemplo, usar o banheiro (Divulgação)
Outro tema discutido durante a reunião foi a possibilidade de criação de pontos de apoio a motoristas que rodam pela plataforma para que possam, por exemplo, usar o banheiro (Divulgação)

Alguns motoristas do aplicativo Uber iniciaram nesta segunda-feira (28) uma paralisação de 24 horas em Belo Horizonte. Os condutores que participam do protesto são contrários à redução de 15% da tarifa, aplicada no ano passado, e reclamam do excesso de profissionais recrutados pela empresa, o que teria aumentado o prejuízo dos trabalhadores. Por isso, eles pedem que o valor da corrida seja reajustado em 35%.

A paralisação na capital mineira é parcial e, conforme a assessoria da multinacional norte-americana, não é possível mensurar a adesão, uma vez que o motorista pode ligar o aplicativo e rodar a qualquer hora do dia.

A empresa destacou, contudo, que o tempo de espera na cidade não sofreu alterações e está dentro do aceitável. Além de BH, o ato ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Brasília, Recife, Curitiba e Campinas.

Reclamação

Em texto que circula nas redes sociais, os organizadores relatam que não conseguem discutir com a empresa sobre as reivindicações dos profissionais.

"O que estamos tentando com esta paralisação é abrir um diálogo com a Uber. (Todos que estão trabalhando a mais tempo, sabem que com a Uber não temos voz.) A luta é para que a Uber atenda nossas reivindicações de aumento de tarifa ou pelo menos, diminuição de sua porcentagem de ganhos", diz trecho da mensagem.

"Somente nós parceiros(as) estamos tendo prejuízos. Sofremos a cada semana com aumento de combustível, manutenção e outros gastos como internet, higienização dos veículos, agrados a passageiros. Todos nós já tentamos por diversas vezes um diálogo pessoal com a Uber, seja presencial ou por e-mail, e por parte da empresa a resposta é sempre a mesma!".

Em nota, o Uber garantiu que os motoristas continuam ganhando a mesma porcentagem - 80% para UberBLACK e 75% para uberX - do valor pago pelos usuários por cada viagem que realizam pelo aplicativo.

A empresa justificou a redução da tarifa alegando que a medida pode beneficiar os parceiros. "Com base em dados das mais de 400 cidades nas quais atuamos, verificamos que ao reduzir os preços, temos como resultado o aumento da demanda por carros. Com isso os motoristas parceiros farão ainda mais viagens e continuam gerando tanta renda quanto antes, chegando até a ganhar mais. O aumento na demanda significa que os parceiros passam a fazer mais viagens por hora e ficam menos tempo rodando entre uma viagem e outra".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por