Polêmica

Motoristas rebatem Fuad após afirmação de que ciclovia vai ‘ajudar’ trânsito no Centro

Fuad Noman recebeu um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas de representantes ciclistas na manhã desta quarta-feira

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
21/02/2024 às 14:01.
Atualizado em 21/02/2024 às 14:37

(Pedro Santos/Hoje em Dia)

Após receber um abaixo-assinado com mais de 2 mil nomes de ciclistas na manhã desta quarta-feira (21) em apoio à implantação de uma ciclovia na avenida Afonso Pena, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), afirmou que a intervenção não vai atrapalhar o trânsito do hipercentro. Opinião diferente de motoristas e comerciantes da região, que criticaram o plano.

O motorista de aplicativo Vitor dos Santos, de 29 anos, por exemplo reagiu com incredulidade ao saber da fala do chefe do executivo municipal. Para ele, o início das obras da ciclovia já está piorando o trânsito e deve torná-lo ainda mais caótico quando a obra for concluída.

"Quem vai deixar de andar de carro pra andar de bicicleta? Como vai levar mais de uma pessoa? Quem vai subir a Afonso Pena de bicicleta? Se fosse algo para melhorar o transporte coletivo, eu entenderia. Não sou contra a ciclovia, mas acho que precisa de uma outra solução. Talvez uma faixa menor, ocupando menos espaço", afirmou.

Outro que se mostrou contrário à opinião do prefeito foi o taxista João Bosco Pereira, de 68 anos. Ele acredita que a medida é negativa para quem transita na região, e que Fuad Noman está enganado em dizer que a ciclovia vai melhorar o trânsito.

“Eu discordo. Acho que o prefeito está mal informado ou enganado. Aqui na região todas as opiniões são contrárias às dele. Já estão ocorrendo gargalos no trânsito e isso vai piorar ainda mais”, contou. 

À reportagem do Hoje em Dia, comerciantes da região que não quiseram se identificar também endossaram o coro de taxistas e motoristas. Eles acreditam que a obra é desnecessária, e um deles inclusive criticou os valores que serão investidos no projeto.

Ciclistas apoiam projeto

Na manhã desta quarta-feira, representantes de 15 grupos de ciclistas estiveram na Prefeitura de Belo Horizonte e entregaram ao prefeito Fuad Noman um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas. Na cerimônia, o prefeito chegou a dizer que “ao invés de atrapalhar, as obras vão ajudar a tirar mais carros do trânsito”, e por consequência melhorar o fluxo. 

O ato ocorreu após o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido), entregar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) um pedido de suspensão das obras que ocorrem desde novembro do ano passado. No texto, ele alega que o projeto não atende às necessidades de quem transita pela região - e nem a dos ciclistas. A instalação da ciclovia faz parte do projeto de requalificação "Centro de Todo Mundo", que pretende revitalizar vários locais na região central da capital.

Entre eles, está previsto o investimento de R$ 24 milhões na requalificação da avenida Afonso Pena, com a instalação da ciclovia - cujo projeto vai desde a praça Rio Branco, próximo à rodoviária, até a Praça da Bandeira, no Mangabeiras, região Centro-Sul.

*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim

Leia mais:
Ciclistas entregam abaixo-assinado ao prefeito após pedido de suspensão de obras de ciclovia em BH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por