Uma blitz especial vai ser realizada nesta quinta-feira (13) na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando a maioria das pessoas deve pegar a estrada para aproveitar o feriado prolongado da Semana Santa.
A ação vai ser realizada em conjunto pela Polícia Rodoviária Federal e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo o professor Marco Túlio de Mello, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é uma atividade de conscientização, uma forma de reforçar a importância do descanso em viagens longas. “No Brasil, morrem 50 mil pessoas por ano nas estradas. Desse total, de 7 a 9 mil mortes são causadas por pessoas que dormiram enquanto dirigiam. Alertar o motorista para os sinais de fadiga é fundamental para a segurança de todos os usuários da via”, alerta.
O local escolhido para fazer a abordagem dos motoristas é o posto da PRF na rodovia Fernão Dias, em Betim. Lá, os condutores serão convidados a participar da avaliação que utiliza softwares para definer o nível de fadiga deles. ”Os motoristas vão subir em uma plataforma de força e vamos observar o equilíbrio deles. Em seguida, calcularemos a fadiga e os riscos de provocar um acidente”, explica Marco Túlio. O objetivo da ação é mostrar os perigos aos quais os condutores estão expostos quando dirigem cansados.
Não é a primeira vez que o professor, a PRF e estudantes de graduação e pós-graduação realizam essa ação. Há um mês, uma atividade semelhante foi realizada no mesmo local.