Vinte e três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por envolvimento com o tráfico de drogas. Os envolvidos, inclusive o líder da quadrilha, conhecido como Pernilongo, agiam principalmente em Itabira, na região Central de Minas, e em algumas cidades do Vale do Aço. O grupo estaria praticando o crime desde 2010.
Conforme investigações da Polícia Civil, Pernilongo foi preso em março deste ano, em um sítio, em Bom Jesus do Amparo, na mesma região. Com ele foram apreendidos quatro aparelhos celulares, duas armas de fogo, uma balança de precisão, munições e 350g de maconha. Além disso, o rapaz é acusado de comercializar armas e munições e é apontado como o líder do tráfico em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.
Por meio de um trabalho a partir de escutas telefônicas, a Polícia Civil conseguiu identificar outros 22 integrantes da quadrilha. Conforme o MPMG, eles teriam cometido pelo menos 46 ações criminosas. Quatro homens foram detidos em março transportando 1kg de maconha e 240g de cocaína. Eles eram responsáveis por guardar, transportar e comercializar a droga na região. Uma mulher estaria vendendo entorpecente em seu bar. Todos seguem a disposição da justiça.