A manifestação "Marcha pela Democracia", organizada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) foi reprimida com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha pela Polícia Militar, na sede da Samarco, em Mariana, neste sábado (23). A intenção do protesto era relembrar de forma pacífica o rompimento da barragem de Fundão, que devastou o Rio Doce e deixou 23 mortos. No microfone do carro de som, os militantes faziam falas de denúncia.
O MST informou que a repressão começou quando os manifestantes tentaram passar por um alambrado, no início do ato. Logo em seguida houve uma breve dispersão dos marchantes, que tentaram se proteger da fumaça. Após alguns minutos os participantes da passeata se reorganizaram, derrubaram o alambrado que impedia a passagem e seguiram com as falas no caminhão de som.
A marcha passará pela cidade de Santa Bárbara, onde haverá um ato na Praça Leste, na tarde desse domingo (24) . A cidade em seguida, 25, será Sabará. Na terça-feira (26) haverá atividades em Belo Horizonte.