As coleções, os acervos são, na realidade, o coração dos museus. Isso porque museu – que trata da história e memória de um povo – é um organismo vivo. Assim, nada melhor para dar prosseguimento à 12ª Semana Nacional de Museus – que acontece anualmente – e para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) do que um encontro entre Angela Gutierrez, gestora do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, e o jornalista Angelo Oswaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O debate entre esses dois expoentes, nesta terça-feira (13), a partir das 19h30, no Museu de Artes e Ofício (MAO), na Praça da Estação, terá como tema: “Museus: As Coleções que Criam Conexões”. A entrada é franca.
“Ele (Angelo Oswaldo) aceitou nosso convite para participar da atividade da Semana de Museus no MAO. O tema é bastante instigante. No nosso caso, há várias conexões”, frisa Angela Gutierrez.
Para a empresária, a presença do presidente do Ibram é importante, por Minas Gerais ter tido a honra de sediar a abertura da Semana Nacional de Museus, mais especificamente em Congonhas do Campo, cidade histórica que abriga os Profetas de Aleijadinho. “Na terça-feira (hoje) ele vai responder perguntas do público sobre o tema, pois neste ano são cinco mil atividades na Semana de Museus”.
Angela Gutierrez destaca que, a cada ano, cresce mais o interesse do público pelos museus. “A frequência aumenta de forma assustadora tanto nas cidades pequenas quanto nas grandes. É um fenômeno, essa procura das pessoas por centros culturais, referências e museus”, observa a empresária, que já ocupou o posto de secretária de Cultura de MG.
Ela, no entanto, considera de máxima relevância a presença e participação dos jovens nos museus. “Esse público tem que estar motivado, com bons projetos educativos, com boas ações e isso vem acontecendo.
Abertura oficial
A abertura da Semana Nacional dos Museus aconteceu no último domingo (11) pela manhã, nas futuras instalações do Museu de Congonhas, em Congonhas. A solenidade contou com concerto do Coral Cidade dos Profetas, na Basílica de Bom Jesus do Matosinhos.