Foi publicado nesta sexta-feira (27) o calendário de vencimentos e as regras do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. O tributo será quitado em fevereiro. A cobrança aumenta o alerta contra golpes, conforme reforça a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).
Contra golpes, use o novo IPVA Digital
Em 2024, denúncias de tentativas de fraudes e golpes envolvendo o IPVA foram recebidos pela SEF. Para aumentar a segurança das operações e facilitar o pagamento, a recomendação é que o proprietário de veículo acesse somente a plataforma IPVA Digital, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.mg.gov.br).
No IPVA Digital, o contribuinte faz a consulta informando o número do Renavam ou, se possuir mais de um veículo, pode acessar usando a conta (login) do “gov.br”, que possibilitará a emissão de guia única para pagamento.
“Sempre desconfie de links desconhecidos e descontos mirabolantes. O desconto para pagamento em cota única é de 3% e qualquer valor além disso é golpe”, reforça o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques.
Escala de vencimento do IPVA 2025
A escala de vencimentos da primeira parcela ou pagamento em cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final de placa do veículo. O pagamento em cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto.
Veja a tabela abaixo:
Bom Pagador
O proprietário que pagou em dia todos os débitos do veículo nos anos de 2024 e 2023 ainda terá, automaticamente, o desconto extra de 3% do programa "Bom Pagador". Ou seja, quem paga em cota única e ainda têm o benefício de “Bom Pagador” poderá deduzir quase 6% do IPVA.
Frota em Minas
A frota tributável de veículos em Minas atingiu a marca de 11.650.766. Para 2025, a expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 11,9 bilhões, um incremento de R$ 1,2 bilhão (12%) em relação ao valor lançado em 2024.
“Esse acréscimo de 12% na arrecadação está relacionado diretamente ao crescimento da nossa frota, que aumentou em relação ao ano anterior algo em torno de 4% (448.846 veículos)”, diz.
Belo Horizonte segue na dianteira dos municípios, sendo responsável por 19,88% (2.316.021 veículos) do total da frota do estado.
Leia mais: