Expectativa do comércio

Natal em BH: parcela da população que pretende comprar presente é a maior desde 2015, aponta Ipead

Valor do gasto médio por presente deverá ser R$ 127,03

Da Redação
portal@hojemdia.com.br
30/11/2023 às 15:10.
Atualizado em 30/11/2023 às 16:30
Papai Noel promete ser mais 'gordo' este ano (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Papai Noel promete ser mais 'gordo' este ano (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

A movimentação do comércio de Belo Horizonte no Natal será maior este ano, mostra pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da UFMG, nesta quinta-feira (30). O número de consumidores que pretende comprar presentes é o maior desde 2015.

Do total dos entrevistados, 70,9% pretendem presentear na data, o que representa alta de 12,9% em relação a 2022. Dentre os vão às compras, o valor médio a ser gasto em 2023 é de R$ 127,03.

A pesquisa mostra também que 70,78% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$ 150. A faixa de preço acima de R$ 250 foi citada por 13,64%.

Lojas já estão enfeitadas esperando pelos clientes (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Lojas já estão enfeitadas esperando pelos clientes (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Houve um aumento das pessoas que vão gastar valor igual ao do ano anterior (de 27,43% para 39,86%). As que pretendem comprar presentes mais caros passaram de 34,40% para 37,16%. Tal movimento gerou em contrapartida uma queda de 24,78% para 17,57% das pessoas que pretendem gastar menos.

Como é calculada a pretensão de compras?

Desenvolvida pela Fundação Ipead, a pesquisa sobre a Pretensão de compra para Natal de 2023 é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de BH.

A pesquisa é realizada uma vez ao ano, em novembro. Ao todo, 210 consumidores responderam, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. 

Segundo o Ipead, os resultados obtidos permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros. As pesquisas foram realizadas de forma presencial. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por