Natal: Festança "esconde" perigos para mascotes

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
22/12/2012 às 07:48.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:56

(Toninho Almada)

As festas de fim de ano reservam momentos de alegria e comemoração para os humanos, mas têm componentes perigosos para os pets. Enfeites brilhantes e coloridos, grande movimentação de pessoas, comida farta e barulhos muito altos podem representar armadilhas para os animais de estimação.

Aos olhos dos curiosos gatos, a árvore de Natal, por exemplo, é um brinquedo gigante cheio de bolinhas para puxar e morder.

Alerta máximo
 
Mas os enfeites mais perigosos são os de fitas e linhas, cuja ingestão pode ser fatal. Segundo a médica veterinária Bárbara Peconick, caso sejam engolidos, esses materiais podem se prender a uma parte do intestino e causar deficiência de oxigênio. “O animal pode morrer. Será preciso fazer cirurgia para retirar a linha ou até remover um segmento do órgão”, explica Bárbara.

Sinais
 
Vômitos, prostração e falta de apetite são sintomas de que o gato engoliu uma fita, mas, conforme a veterinária, caso um fio fique preso à língua do bicho, o dono não deve puxá-lo. “Leve-o ao veterinário, que vai saber até onde a linha foi parar”, orienta.

No caso dos cães, o cuidado vai para a disposição dos presentes debaixo da árvore. Há pets que conseguem rasgar a caixa e ter acesso aos objetos, que podem ser pequenos e fáceis de ingerir, causando gastrite. “E os perfurantes podem atingir o intestino”, diz a veterinária.

No chão
 
Às vésperas do Natal passado, a gata persa Rosemary, de 8 anos, resolveu puxar uns dos mais altos enfeites da árvore da dona, a designer Beatriz Sousa Ferreira.

O resultado da travessura foi uma árvore de 1,80 metro caída no chão. “Esperta, Rosemary conseguiu correr e não se machucou”, conta Beatriz.

Nenhuma árvore
 
É por situações como essa que a estudante de medicina veterinária Sara de Camargos Monteiro, de 27 anos, não monta árvores de Natal.

Ela tem 18 gatos no apartamento e não pode arriscar. “É impossível ter enfeites com tantos gatos. Já tentei colocá-los em lugares altos, mas não adiantou”.

Mas a criadora lembra que os gatos também podem se esbaldar no Natal. Eles adoram caixas de papel e, depois de os convidados receberem o presente, podem se divertir com os embrulhos. “Em casa de gente que tem gato, nem as caixas se perdem”, brinca Sara.
 
Barulheira é outro tormento para os animais - veja na http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por