Tempestade dessa quarta

'Nem imagino o prejuízo', diz dono de carro atingido por árvore na região Oeste de BH

Pedro Faria*
pfaria@hojeemdia.com.br
17/11/2022 às 13:28.
Atualizado em 19/11/2022 às 10:17
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

As fortes chuvas que caíram em Belo Horizonte nessa quarta-feira (16) causaram diversos estragos pela cidade. Bairros inteiros ficaram sem luz e avenidas foram alagadas durante o fim de tarde e começo da noite. O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 351 chamadas relacionadas a quedas de árvores.

Na avenida Souza Guimarães, no Salgado Filho, região Oeste da capital, o vendaval deixou um rastro de destruição. O bairro amanheceu nesta quinta-feira (17) com um cenário parecido ao de uma guerra. Postes e árvores foram derrubadas devido à força dos ventos.

Uma dessas árvores caiu em cima do carro do técnico em eletrônica Victor Souza, de 23 anos. Ele contou que estava dentro de casa quando ouviu um barulho muito alto. "Estava dentro de casa e escutei o barulho de uns três estalos. Quando saí, vi meu carro e o de um colega atingidos. A árvore fez esse estrago", disse.

O carro é da mãe de Victor e possui seguro. Abalado, o jovem se considerou sortudo por, pelo menos, não estar dentro do veículo na hora do incidente. "Tenho esse carro já há dois anos e nem imagino qual o prejuízo. Já acionei o seguro dele. Pelo menos foram apenas bens materiais. Fica a tristeza e o estrago no carro", lamentou Victor.

Parque interditado
O Parque Eduardo Azeredo, no Palmares, na região Nordeste de Belo Horizonte, amanheceu fechado nesta quinta-feira (17) por conta do risco de quedas de árvores.

Um cartaz foi afixado na portaria da unidade de preservação informando sobre a situação. Durante o temporal dessa quarta (16), uma árvore de grande porte de dentro do parque caiu, derrubando o gradil de proteção, um poste e a rede da Cemig.

Previsão e balanço das chuvas
De acordo com a Defesa Civil municipal, a temperatura mínima registrada nesta quinta foi de 16º C. No período da tarde, o calor pode chegar a 28º C e a umidade relativa do ar não passa dos 45%. Há chance de chuvas isoladas e ventos mdoerados.

Todas as nove regionais da capital mineira já superaram mais da metade do acumulado de chuva esperado para todo o mês. De acordo com balanço da Defesa Civil, na manhã desta quinta, só a região de Venda Nova acumula 182 mm em novembro, o equivalente a 77,4% do previsto para todo o mês.

Veja o acumulado de chuva até as 6h desta quinta:

  • Barreiro: 147,6 (62,5%)
  • Centro Sul: 139,6 (59,2%)
  • Leste: 146,4 (62,0%)
  • Nordeste: 174,6 (74,0%)
  • Noroeste: 138,2 (58,6%)
  • Norte: 171,4 (72,6%)
  • Oeste: 158,0 (66,9%)
  • Pampulha: 149,4 (63,3%)
  • Venda Nova: 182,6 (77,4%)

(*) Com informações de Lucas Prates

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por