Nenhum homicídio é registrado em Uberaba no mês de setembro

Hoje em Dia (*)
Publicado em 09/10/2013 às 15:41.Atualizado em 20/11/2021 às 13:12.
Os moradores da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, têm motivo para se sentirem mais seguros. No mês passado, nenhum homicídio foi registrado no município, de acordo com divulgação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na tarde desta quarta-feira (9).
 
Além disso, segundo o órgão, de janeiro a setembro deste ano, 13 pessoas foram assassinadas na cidade. O número representa uma redução de 58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 31 ocorrências de homicídio. 
 
Atualmente, Uberaba tem uma população de aproximadamente 315 mil habitantes e a última vez que nenhum assassinato foi registrado em um mês na cidade foi em junho de 2012.
 
Para o chefe de Departamento da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), delegado geral Ramon Bucci, a queda do número de homicídios é fruto de algumas estratégias usadas para redução da criminalidade, como a identificação e monitoramento de autores de homicídios, a conclusão dos inquéritos relacionados a esse tipo de crime e a outros crimes praticados pelos mesmos autores, e a realização de grandes operações de repressão ao crime organizado. O delegado ressalta ainda a importância da atuação sinérgica entre diversos órgãos na contenção da criminalidade. “Temos contado com o apoio do Ministério Público e do Judiciário, na expedição de mandados de busca e apreensão, na decretação de prisões preventivas, isso tem facilitado bastante o nosso trabalho”, disse.
 
O comandante da 5ª Risp, coronel Laércio dos Reis Gomes, entende que a redução ocorreu devido à uma convergência de ações das forças policiais. “Nós temos trabalhado sistematicamente, desde o ano passado, no recolhimento de armas em circulação, na realização de muitas operações e, em conjunto com a Polícia Civil, na identificação de alvos e quadrilhas para tirar essas pessoas de circulação”, explicou. Ele também acha que o combate ao tráfico de drogas é um foco de atuação das polícias que impacta de maneira direta na redução de homicídios. “O índice de homicídios é um indicador tão prioritário que na mensuração de grau de violência de uma cidade é o primeiro que se verifica. A preocupação é grande, porque gera uma sensação de medo muito grande nas pessoas”, afirmou.
 
*Com informações da SEDS
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por