'Nenhuma vida foi perdida', diz Álvaro Damião ao avaliar estragos das chuvas em BH
O prefeito em exercício informou que a bacia de contenção da avenida Vilarinho deve ser concluída até o final deste ano
A forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite de quinta-feira (16) causou susto e prejuízo para moradores de várias regiões da capital. A avenida Vilarinho, em Venda Nova, foi uma das mais afetadas, com comerciantes sofrendo mais um dia com as inundações. Pela manhã, operários e máquinas faziam limpeza na região.
Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), esteve na região da avenida Vilarinho para avaliar os danos causados pelas chuvas e acompanhar as ações de limpeza e recuperação. Damião destacou a importância da bacia de contenção, que embora ainda não esteja operando a plena capacidade, ajudou a evitar danos maiores.
“A chuva foi muito forte, mais de 50 mm em apenas uma hora. BH sofreu, infelizmente os danos acontecem, mas a gente ainda contabiliza vidas, e nenhuma vida foi perdida”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou que a bacia de contenção, que já está funcionando em 60%, conseguiu segurar 60 milhões de litros de água, evitando assim danos ainda maiores.
O prefeito em exercício disse que já viveu a situação de ser comerciante na região, e que assim que as obras da baica de contenção forem concluídas, será diferente. A previsão é para o final desse ano.
“Se a bacia de contenção estivesse pronta e operando 100%, acreditamos que estrago nenhum teria acontecido, e nós estamos trabalhando para isso, a entrega dela a previsão é para final do ano”, explicou.
Damião enfatizou que a Defesa Civil e outros órgãos municipais foram acionados imediatamente ainda durante as chuvas para realizar o atendimento à população, e iniciar os trabalhos de recuperação.
"Todos os órgãos da prefeitura foram envolvidos, para não só contabilizar os danos, mas principalmente saber o que estava acontecendo com as pessoas, onde entraram água nas casas. Aqui na Vilarinho não é diferente, e essas pessoas todas estão sendo instruídas. Ainda não contabilizamos o número de pessoas atingidas, mas uma coisa é certa, e a gente agradece muito a Deus, pois nenhuma morte aconteceu de ontem para hoje", detalhou.
Leia mais