Nova Lima é mais uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a determinar o uso de máscara obrigatório como medida para evitar o avanço do novo coronavírus. A recomendação entrará em vigor a partir de quinta-feira (16).
De acordo com o decreto municipal, funcionários de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que forem realizar atendimento a clientes devem utilizar o equipamenteo de proteção individual. Cabe aos próprios vendedores impedir o acesso em seus espaços de pessoas sem a proteção.
Para não diminuir o estoque de máscaras cirúrgicas que devem ser usadas, principalmente, por profissionais de saúde, a prefeitura recomenda aos moradores a utilização de máscaras caseiras, com duas camadas de pano.
O decreto também destaca que agências bancárias e casas lotéricas serão obrigadas a controlar o acesso dos clientes, e a organizar filas que permitam o distanciamento igual ou maior que dois metros entre as pessoas. O estabelecimento que descumprir essa determinação poderá ser interditado e ter o alvará cassado.
O município ainda também que padarias, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência priorizem o funcionamento através de delivery. Com o isolamento social, a população continua proibida de frequentar locais públicos para a prática de atividades esportivas.
Números
De acordo com o balanço apresentado pela da Secretaria de Saúde de Nova Lima, a cidade tem 44 pacientes com Covid-19 confirmados e outros 423 casos considerados suspeitos.
Outras cidades
Além de Nova Lima, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também seguiram recomendações parecidas e determinaram o uso de máscara em vias públicas.