Onze parques públicos, fechados preventivamente durante o surto de febre amarela em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram reabertos, nesta segunda-feira (26), segundo comunicado da prefeitura, que alegou diminuição dos riscos de transmissão da febre amarela.
As visitas nessas áreas estavam suspensas desde janeiro e ainda, de acordo com a administração municipal, a reabertura foi possível por causa das estratégias de prevenção adotadas. "Entre as principais ações, estão a intensificação da vacinação, realização de bota-fora, campanhas educativas, aplicação de fumacê nas áreas de maior incidência e visitação em residências e comércios para verificação e tratamento de possíveis criadouros do mosquito. No balanço deste ano, mais de 17 mil pessoas foram vacinadas e 74 toneladas de materiais foram recolhidos na cidade", informou a nota.
Prevenção
Apesar da reabertura, a orientação é se prevenir sempre. Os visitantes devem estar imunizados há, no mínimo, 10 dias de antecedência e usar repelentes.
Placas educativas para o frequentador foram instaladas nas entradas dos parques.
Confira a lista dos parques reabertos:
- Parque Rego dos Carrapatos
- Serra da Calçada
- Serra do Souza
- Morro do Elefante
- Morro do Pires
- Banqueta Rego Grande
- Estação Ecológica Fechos
- CEA- AngloGold
- CPEA - Vale
- Mata do Jambreiro
- RPPN- Vale dos Cristais