Nova unidade para tratamento contra o câncer em BH deve ser inaugurada em 10 dias, anuncia Fuad
Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas irá realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas
Belo Horizonte deve ganhar, em até dez dias, uma nova unidade de tratamento contra o câncer. A informação foi dada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) em entrevista à TV Globo, nesta segunda-feira (28). Durante a campanha pela reeleição, o chefe do Executivo Municipal visitou as obras.
A nova unidade é uma parceira firmada entre a Prefeitura da capital e a Fundação Lucas Machado (Feluma), que vai garantir que a estrutura do Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG) receba pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Localizado no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul, o instituto ocupará um prédio de 11 andares e terá atendimento 100% SUS. A previsão é que a oferta de oncologia seja amplicada não só para os moradores do município, mas de todo o Estado.
Segundo a Prefeitura da capital, com a nova parceria, a estimativa é que haverá 2,5 mil cirurgias e 17,4 mil procedimentos de quimioterapia anuais a mais. O instituto oferecerá cuidado integral ao paciente, incluindo realização de exames, diagnóstico e tratamento.
Ainda conforme a PBH, a unidade ofertará uma linha de cuidado multidisciplinar e em curto prazo. Serão 35 boxes de quimioterapia no prédio, além da oferta de ultrassom, ressonância magnética, colonoscopia, biópsia guiada e anatomopatológico, dentre outros exames. Já para os tratamentos, a unidade irá realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas.