Dança em destaque

Novo balé, documentário e livro celebram as cinco décadas de história do Grupo Corpo

Companhia celebra trajetória que transformou o universo da dança contemporânea no Brasil

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/01/2025 às 11:48.Atualizado em 22/01/2025 às 14:45.
Rodrigo Pederneiras, Cassi Abranches e Paulo Pederneiras  (Jose Luiz Pederneiras/ Divulgação)
Rodrigo Pederneiras, Cassi Abranches e Paulo Pederneiras (Jose Luiz Pederneiras/ Divulgação)

A trajetória de sucesso do Grupo Corpo será contada ao público em um livro e um documentário. O anúncio chega no mesmo dia em que a companhia mineira de dança contemporânea, de renome internacional, completa 50 anos, nesta quarta-feira (22) A celebração das cinco décadas de história também contará com um novo balé, previsto para estrear em agosto.

Desde 1975, o Grupo Corpo faz sucesso com apresentações populares e clássicas, contando com 43 obras criadas e montadas. A companhia já esteve em 259 cidades de 41 países, além do Brasil. O grupo tornou-se embaixador cultural do país nos quatro cantos do planeta. 

“Éramos presunçosos. Quando nossos pais cederam a casa em que morávamos, em Belo Horizonte, para que se tornasse a sede da companhia, achávamos que ia dar certo”, conta Paulo Pederneiras, diretor artístico do Grupo Corpo. 

Paulo rememora 22 de janeiro de 1975, dia da fundação oficial do mais importante grupo de dança contemporânea do país. No ano seguinte, o sucesso do primeiro balé – Maria, Maria, coreografia de Oscar Araiz, música original de Milton Nascimento e Fernando Brant – já apontava que tudo daria certo.

Novo balé do Grupo Corpo

Em agosto deste ano, estreia o novo balé com música especialmente composta pela brasileiro-americana Clarice Assad, primeira mulher convidada a criar trilha para a companhia. Também esse ano, oficializa-se a presença de Cassi Abranches como coreógrafa residente, ao lado de Rodrigo Pederneiras. “Serão visões diferentes da mesma trilha, criadas separadamente e depois combinadas”, explica Paulo.
 
A retrospectiva destes 50 anos também chegará ao público por meio de um livro e um documentário sobre a história da companhia. Fotos de José Luiz Pederneiras, produzidas ao longo dessas décadas para os espetáculos da companhia, serão apresentadas. Neste ano, terá ainda uma parceria com a agência Africa Creative que encampou a campanha do cinquentenário, com direito a logomarca especial e iniciativas paralelas ao longo do ano.

Durante esses anos, a companhia que se tornou patrimônio cultural brasileiro, também trabalhou pela formação de jovens e do público através de Corpo Cidadão, organização sem fins lucrativos que funciona desde o ano 2000 e dirigida por Miriam Pederneiras.

Em outro viés de formação e participação, dois programas estão ativos. Há 10 anos, funciona o bem-sucedido programa de doação incentivada para pessoas físicas (Amigos do Corpo, que oferece abatimento no imposto de renda) e inaugurou, em 2022, os Patronos do Corpo, que reúne figuras de destaque na vida nacional, com doações diretas e mais robustas. "São formas de aproximação do público e maneiras de mobilizar a sociedade, trazendo um aporte financeiro importante", informa o Corpo.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por