Pelos menos 12,5 mil novos profissionais da área da saúde poderão ser contratados a partir de 2025 para reforçar as equipes dos postos e demais unidades públicas de Belo Horizonte ao longo dos próximos anos. O edital para a realização de novo concurso está em elaboração e deve ser publicado no primeiro trimestre. A informação foi dada nesta quarta-feira (18) pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
O último concurso foi realizado em 2020 e mais de 3 mil trabalhadores foram nomeados. O detalhamento do novo processo seletivo, com a distribuição de vagas para médicos, por exemplo, não foi informado. Um dos desafios da administração municipal é evitar a rotatividade de profissionais. Segundo a PBH, as unidades estão sendo estruturadas, com melhoria das instalações, além da modernização dos processos de trabalho.
"Nós precisamos investir em estratégias que fixem esses profissionais na nossa rede, mas também abrir a oportunidade de ingresso deles na nossa rede", disse Danilo Borges, que participou da apresentação do balanço da saúde em BH.
Com o reforço no quadro de profissionais, a prefeitura promete ampliar alguns serviços. A expectativa é chegar a mais de 8 mil teleconsultas por mês em 2025, com a contratação de mais médicos e enfermeiros.
Atualmente, são assistidas pessoas com queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias e de arboviroses (dengue, chikungunya e zika), diarreias e dores de cabeça.
Outro incremento previsto será nas cirurgias eletivas. A expectativa é de que, no próximo ano, mais de 40 mil procedimentos sejam realizados.
A partir de 2025 também serão entregues quatro novas sedes de centros de saúde, reconstruídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, estão em obras os postos Céu Azul, Independência, Itamarati e Beato Padre Eustáquio.
Já as construções dos centros de saúde Nova York e Alameda dos Ipês devem começar no primeiro semestre. Está previsto, também para o próximo ano, um novo termo aditivo, prevendo a reconstrução de mais unidades.
Nova maternidade e hospital oncológico em BH
Durante o balanço de ações apresentado, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que está previsto o funcionamento em 100% da capacidade do Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG). Serão realizados cerca de mil atendimentos por dia, entre consultas, retornos, exames e procedimentos. A estrutura foi feita em parceria com Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), que funciona na rua Bernardo Guimarães, 2.640, no Santo Agostinho.
Também com inauguração prevista para 2025, a nova maternidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) terá capacidade para até 6 mil atendimentos mensais. Estão sendo construídos seis andares, com pronto-atendimento para as urgências, emergências e casos de violência sexual, bloco obstétrico, Centro de Parto Normal (CPN), alojamento conjunto e setor de neonatologia.
A estrutura inclui a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para neonatos, Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru.
A unidade poderá contar com 100 leitos, sendo 50 para neonatos que necessitam de cuidado especializado, o que representará um crescimento de 25% na capacidade atual. Ao longo do funcionamento poderá chegar, ainda, a 50 leitos para o alojamento conjunto, destinados a mães e bebês saudáveis, representando um aumento de 85% na oferta.
Leia mais