O trânsito na área central de Belo Horizonte promete ficar mais congestionado a partir da semana que vem, com o fechamento total da avenida Santos Dumont. Para viabilizar o que a prefeitura considera a reta final das obras do BRT (em português, trânsito rápido por ônibus), alguns cruzamentos também serão parcialmente interditados às 14 horas deste sábado.
O objetivo é acelerar o trabalho. A previsão inicial era concluir a Santos Dumont no fim do ano passado, mas o cumprimento do cronograma esbarrou na falta de mapeamento do subsolo.
Agora, a expectativa da prefeitura é a de que as vias do BRT da área central e também das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos/Pedro I estejam prontas até dezembro. Prazo que contraria o que havia sido prometido anteriormente, na atualização do status das obras, em agosto de 2012.
Remoções
Para garantir o andamento dos trabalhos na Pedro I, a prefeitura precisa concluir cerca de 50 desapropriações (de um total de 300) que ainda estão em andamento.
Apesar da mudança no cronograma, o secretário de Obras e Infraestrutura da capital, José Lauro Nogueira, alega que as obras nunca foram paralisadas.
“Os trechos são muito grandes. Às vezes, não se percebe a movimentação em algum local específico porque o canteiro é naturalmente esparso”, justifica.
Coletivos
Com o fechamento da Santos Dumont, 42 linhas de ônibus que atendem a BH e região metropolitana sofrerão mudanças no trajeto. Como ocorreu no ano passado, quando a avenida também foi completamente interditada para obras do BRT, os pontos serão transferidos para os quarteirões das vias paralelas, nas ruas Guaicurus, Caetés, Rio de Janeiro e Bahia. O trabalho deve durar de 45 a 60 dias.
Nos cruzamentos da Espírito Santo e São Paulo com Santos Dumont e da Tupinambás com Amazonas, o tráfego será em meia pista por um mês.
Certeza
Mesmo com os adiamentos anteriores, a prefeitura garante que os novos prazos serão cumpridos.
“Nossa previsão é bastante tranquila. Não há mudanças e alterações, estamos simplesmente antecipando etapas de obras para garantir que no fim do ano não teremos congestionamento inadequado de atividades”, diz Nogueira.
Paciência
O reflexo imediato para os motoristas já é previsto pela BH Trans. “É uma fase difícil. Não podemos dizer que será tranquilo, de maneira nenhuma, mas é uma situação plenamente administrável”, afirma o presidente da empresa, Ramon Victor Cesar.
Outras intervenções estão previstas para a região central a partir do segundo semestre. Em julho, durante as férias escolares, a rua dos Tupis, nas imediações do Mercado Central, deve ser interditada.
Na mesma época, o canteiro de obras na avenida Paraná, hoje concentrado em apenas um dos sentidos, mudará de lado.
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