Nucorp

Novo núcleo das forças de segurança promete combater crimes contra empresas em Minas

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
25/04/2023 às 13:12.
Atualizado em 25/04/2023 às 14:01

(Pedro Faria/Hoje em Dia)

Foi lançado na manhã desta terça-feira (25), pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um novo núcleo de combate a crimes contra empresas no estado. Chamado de Nucorp, o grupo vai atuar em conjunto com os outros órgãos de segurança e justiça de Minas.

O Nucleo de Combate a Crimes Praticados contra Corporações (Nucorp) vai atuar dentro da Unidade de Combate ao Crime (UCC) do Ministério Público. Terá prioridade para tratar representações e crimes encaminhados pelas empresas ao órgão. Também vai ajudar a identificar e prevenir crimes contra pessoas jurídicas em Minas.

A criação desta equipe era um pedido da classe empresarial mineira. Segundo o procurador-geral do estado, Jarbas Soares, o Nucorp vai atuar, principalmente, nos crimes virtuais. “Era uma reclamação do setor empresarial, que o MP não tinha órgão de combate aos crimes contra empresas. O Nucorp foi criado para isso: receber e investigar crimes contra as empresas, para que a atividade seja regulada. A maioria dos crimes se dá no cybercrime. Não só no Brasil, mas no mundo todo”, salientou.

Jarbas Soares (Pedro Faria/Hoje em Dia)

Mesmo antes do lançamento do núcleo, o MP já havia recebido cinco denúncias relacionadas a grandes empresas. “Aqui há um sistema de sigilo e as informações só são divulgadas caso sejam confirmadas. Já temos cinco notícias de crimes que chegaram e serão investigadas”, informou o procurador-geral do estado.

O governador Romeu Zema (Novo) também participou da solenidade. Ele citou as medidas de segurança que toma no dia a dia contra golpes e comparou com anos atrás. “O crime organizado tem tornado nossa vida mais difícil. Antigamente, até viajar de avião era mais fácil. Agora temos vários métodos de segurança. Essa iniciativa é ótima, e Minas está saindo na frente neste quesito. Precisamos ter força para atuar contra esses crimes”, destacou.

O núcleo será composto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) e Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por