O número de moradores desalojados em Minas Gerais aumentou quase 4 vezes, de acordo com a Defesa Civil estadual. O Estado tinha 28 pessoas desalojadas, agora possui 108, após um temporal na cidade de Mendes Pimentel, no Vale do Rio Doce.
A atualização foi revelada pela Defesa Civil nesta sexta-feira (18), mas as chuvas ocorreram no dia 10 de outubro. De acordo com o órgão, o município recebeu fortes chuvas, com vendaval e granizo. A rede elétrica e o fornecimento de água potável ficaram comprometidos, mas já foram restabelecidos.
Houve também queda de árvores e de postes de distribuição de energia elétrica, destelhamento de residências, queda de paredes de residências, perda de colchões e roupas, danos a eletrodomésticos e móveis, perda de produção agrícola (banana, manga, cana-de-açúcar, coco e mandioca), além de danos a estruturas de produção da pecuária (queima de motores, perda de campineiras e cana para trato, queda de currais e perda de animais).
Além dos 108 mineiros desalojados, o Estado conta com 14 desabrigados. Desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público (como habitação temporária), em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios. Já desalojados são pessoas que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos.
Leia mais: